Bolos de arroz
Mais saudáveis e sem glúten

Quando era mais nova e ia a uma pastelaria costumava pedir um bolo de arroz por ter a ideia de que era o bolo “que fazia menos mal”. Tão inocente que eu era
Aqui há dias lembrei-me disso e apeteceu-me um. Eu sou daquelas pessoas que gosta de bolos mais simples e este é um deles.
Alterei a quantidade e a qualidade do açúcar (mas já sabe que se preferir pode usar outro tipo de adoçante a gosto como xilitol, por exemplo), e substituí a farinha de trigo por uma sem glúten. E resultou um bolo de arroz bem parecido com aqueles que me lembro de comer, feito de forma simples e mais saudável, e menos calórico, do que o tradicional.
O bolo de arroz é um dos doces mais tradicionais da pastelaria portuguesa. Com uma textura fofa, ligeiramente húmida e um sabor suave, conquista gerações há décadas. Perfeito para acompanhar um café ou chá, este bolo simples e delicioso continua a ser presença obrigatória nas pastelarias de Portugal.
Porque é que se chama bolo de arroz?
O nome deve-se ao ingrediente principal: a farinha de arroz. Este ingrediente confere ao bolo uma textura leve e macia, diferenciando-o de outras opções da doçaria tradicional.
Que ingredientes leva o bolo de arroz tradicional?
O bolo de arroz tradicional é feito com farinha de arroz, farinha de trigo, ovos, açúcar, leite, manteiga ou óleo, fermento e raspas de limão.
Quantas calorias tem um bolo de arroz?
Se está a contar calorias, é bom saber que um bolo de arroz tradicional tem cerca de 250 a 300 calorias, dependendo da receita e dos ingredientes utilizados.

Sugestão
Usei forminhas de papel mais altas do que as normais para que os bolos ficassem mais altos. Se usar formas mais pequenas vá verificando a cozedura porque será menos tempo.
Tempo preparação:
5 min
Tempo de cozimento:
30 min
Dificuldade:
Fácil
Ingredientes
- 80gr de manteiga
- 70gr de açúcar mascavado
- 4 ovos
- 1 colher de café de aroma de baunilha
- 150gr de farinha de arroz
- 50gr de farinha de aveia
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação
Passo 1
Derreta a manteiga e junte-a ao açúcar mexendo bem até que este se dissolva.
Passo 2
Adicione os ovos, um a um, mexendo entre cada adição.
Passo 3
Junte o aroma de baunilha, as farinhas e o fermento. Mexa muito bem (a massa fica consistente).
Passo 4
Coloque a massa em forminhas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 30 minutos.
O que dizem sobre o que Faço
Mantenha o Contacto

Acompanhar no Facebook

Acompanhar no Instagram
Comunidade mais ativa

info@trimamy.com
Parcerias | Sponsors | Outros assuntos